"É uma pequena barra de usuário que é utilizada em vários fóruns na internet." Passo a Passo: 1 - Vá ao menu A...

Criando uma Userbar no Gimp

11:47 Digital Max - Nova Iguaçu 0 Comments

"É uma pequena barra de usuário que é utilizada em vários fóruns na internet."

Passo a Passo:

1 - Vá ao menu Arquivo> Nova... (Ctrl+N) e crie uma imagem com as seguintes dimensões:


350 pixels de largura × 35 pixels de altura, dê OK.





2 - Com a ferramenta de Mistura (Degradê), será usado um gradiente de Amarelo (#ffe400) para Laranja (#ff8e00), basta na caixa de ferramenta alterar a cor de frente para Amarelo (#ffe400) e a cor de fundo para Laranja (#ff8e00) e configurar de acordo com a imagem abaixo:


















 3 -  Configurado o Degradê arraste-o de cima para baixo na imagem, feito isso, vá ao menu Camada> Duplicar Camada (Ctrl+Shift+D), na paleta de camadas, será criada uma cópia da camada “Fundo”.













4 - Com a camada “cópia de Fundo” selecionada, vá ao menu Filtro> Distorções> Vídeo e selecione a opção 3x3, dê OK para que seja criado na imagem linhas na diagonal.























5 - Altere o modo de camada para Sobrepor e Opacidade em 50%.











6 - Vá ao menu Arquivo> Abrir e escolha uma imagem de sua preferência (dê preferência em imagens que possuam o fundo transparente, no caso será usada a imagem do “Wilber” mascote do GIMP). Depois dê o Ctrl+A e após Ctrl+C, para selecionar tudo e copiar respectivamente.
















7 - Volte ao arquivo no qual estamos trabalhando, dê o Ctrl+V para colar a imagem que copiamos anteriormente. Só há um detalhe, ao colar qualquer tipo de imagem, texto, etc.. Automaticamente ele irá criar uma seleção “flutuante” na paleta de camadas, então, será necessário renomear essa seleção “flutuante” no caso foi escolhido “GIMP Logo”. Caso contrário a imagem que você colou será descartada.







8 - Se for necessário ajustar o tamanho da imagem para que apareça alguma área desejada nessa “Userbar”, use a ferramenta Redimensionar, clique na imagem e altere seu tamanho arrastando pelas bordas ou use a caixa Redimensionar. Após alterar seu tamanho clique em Redimensionar para aplicar o tamanho escolhido.













9 - Crie uma nova camada com o nome “Reflexo” (Menu Camada> Nova Camada... (Ctrl+Shift+N)), com a ferramenta de Seleção Elíptica, crie uma elipse como mostra a imagem abaixo:












10 - Pressione a tecla D para resetar as cores de “frente e fundo” para Preto e Branco, depois pressione a tecla X para inverter as cores para Branco e Preto. Agora pressione o atalho (Ctrl+,) para pintar a área selecionada com a cor de frente (branco). Logo após pressione Ctrl+Shift+A para desfazer a área selecionada, e altere a opacidade da camada para 20%.





















11 - Crie uma nova camada (Menu Camada> Nova Camada... (Ctrl+Shift+N)) dê o nome de Contorno, logo após dê o Ctrl+A e vá ao menu Editar> Contornar Seleção... e configure da seguinte maneira, depois clique em Contornar:























12 - Dê Ctrl+Shift+A para desfazer a seleção, clique na ferramenta Texto, e escreva algo de cor preta (Atenção: para formatar seu texto você precisará clicar na ferramenta texto, depois clicar no texto para torná-lo editável e na caixa de ferramentas você poderá editá-lo).






13 - Feito o texto, clique com o botão direito na camada do texto criado e escolha a opção “Alfa para a seleção”, vá ao menu Seleção> Aumentar... e altere para 1 pixel. Crie uma nova camada (Menu Camada> Nova Camada... (Ctrl+Shift+N)) dê o nome de “Contorno do texto” e pinte de branco, dê Ctrl+Shift+A para retirar a seleção e altere a ordem da camada, fazendo com que a camada “Contorno do texto” fique abaixo da camada com o “Texto escolhido”.

















Resultado:
Criado e Editado por: Matheus C. Almeida







0 comentários: